03 setembro, 2005

Afinal... Capoeira é para as galinhas, não é?


Se há uma coisa que todos os praticantes de capoeira estão cheios é da comparação da luta, dança, desporto que praticam com o galinheiro que também apresenta a forma homónima de capoeira. Não é que a gente se importe com a brincadeira... mas se reflectirmos um pouco, essa brincadeira é a primeira que nos vem à cabeça quando ouvimos dizer esse nome, por isso, é normal que a gente brinque com isso, mas também é normal que os capoeiristas estejam fartos de ouvir essa comparação (em frases como: "Ah andas na capoeira? Então hás-de ajudar-me a construir uma no meu quintal!"; ou "E há lá muitas galinhas?!") e já não achem piada (porque de facto não acham!). Mas, no intuito de tirar algumas dúvidas aqui está uma explicação retirada de um site do grupo Capoeira Brasil (infelizmente ou perdi o endereço ou ele mudou), de qualquer forma está feita a referência:

"Sempre se teve em consideração que este jogo de destreza corporal se constituía na arma com que os escravos fugidos se defendiam contra os seus naturais perseguidores, os escravocratas, representados na figura famigerada do capitão-do-mato. A luta geralmente se travava no mato, onde os pretos se homiziavam. Que tipo de mato era esse? A capoeira." (vernaculização do tupi-guarani caá-puêra: caá = mato, puêra = que já foi) "Assim, tem-se por melhor definição aquela (...) que vem no Dialeto Caipira de Amadeu Amaral: 'Capuêra, s. f. – mato que nasceu em lugar de outro derrubado ou queimado.'
Desta sorte, capoeira (forma culta de capuêra, mato), arena das primeiras escaramuças dos escravos rebeldes, teria sido o termo adotado para denominar a luta física nacional: a capoeira."
"Acontece, porém, que se trata de uma palavra de acepções numerosas, e por uma delas se designa um tipo de cesto ou gaiola de uso na guarda e transporte de galináceos. Dizem que os escravos conduziam capoeiras de galinhas ao mercado, e enquanto não se abriam as portas aos mercantes ficavam os crioulos a se distraírem no pátio exercitando o corpo no "brinquedo" terrível que havia de se tornar tão famoso. Isto acontecia no Rio de Janeiro, e o filólogo Antenor Nascentes é de opinião que, por efeito metonímico, o nome do tal balaio passou a designar também o jogo atlético e o indivíduo que o pratica. Temos, assim: capoeira = capoeirista, o lutador; e capoeira = a luta, o jogo de agilidade corporal. Por capoeiragem devemos entender: o ato de jogar a capoeira.
Poderá assim o leitor optar por uma ou outra destas duas versões. São as mais plausíveis."



outra explicação:



Cheers

Sem comentários: