29 agosto, 2006

O Sanfoneiro Português (Parte 2)

(...Continuação)

Certo dia, nas minhas viagens pelo nordeste brasileiro tive o previlégio de conhecer o forrozeiro Nininho Primavera que contribuia para os serviços de turismo da sua localidade Pernambucana. Depois de toda a visita turística àquela região houve almoço, mergulho na cachoeira e Nininho Primavera tocou alguns dos seus êxitos no violão... Eu peguei no violão e preparei-me para tocar para ele uma MTP como ele me pediu. Depois de pensar um pouco decidi tocar o que de mais tradicional há em Portugal, Quim Barreiros... E que melhor podia fazer senão servir um "Bacalhau à Portuguesa"?! Quando terminei de cantar e tocar a música ele virou-se para mim e disse: "- Essa música tem um som que é daqui!" Fiquei calado e não respondi nem com um pio a essa provocação!, pensei para mim "- É tudo vosso, agora!" No entanto, fiquei fascinado com os sons do forró que ele me passou e comprei um álbum dele (autografado) :) Também adquiri mais uns cds de 'forró sacana' ou 'de duplo sentido' na minha passagem pelo Estado de Alagoas. Mais tarde, e já em Portugal, ouvi o último sucesso do QB "A Cabritinha"... Achei muita piada, mas parecia-me que já tinha ouvido aquilo em algum lugar! Como podia ser isso se o êxito tinha acabado de sair? Pois é!, tinha ouvido num dos CDs que tinha comprado em Alagoas...

Com esta exposição de factos não pretendo parecer que estou a desmascarar o QB, que muito admiro e que muito tem contribuido para a MTP, no entanto gostava de ilucidar para o facto de a maior parte dos seus êxitos terem origem no forró brasileiro de duplo sentido. Como também se pode perceber por esta peça, QB é só mais um a cantar "A Cabritinha" ou "A Garagem da Vizinha" uma vez que há vários grupos de forró a cantá-las!
Depois de me sentir enganado pelo QB tive um sentimento diferente, posteriormente passei a olhar para ele como um (até agora único) grande forrozeiro português. E assim renasce uma estrela!

Referências/links:

http://vagalume.uol.com.br/amazan/a-cabritinha.html
Cheers

1 comentário:

Orquídea disse...

Tudo o que aqui se pode dizer é que "contra factos não há argumentos"!