09 setembro, 2010

Capicuas



Agora que me aproximo do meu aniversário, lembro-me que me aproximo também da minha 3ª capicua. Em conversa internauta com uma querida amiga, patrícia da bossa nova, dava-lhe a conhecer este facto (o meu 33º). E na brincadeira das capicuas surgiu uma conversa muito inspiradora para este meu novo post...

A capicua (do catalão 'cap i cua' que significa 'cabeça e cauda') ou palíndromo (do grego 'palíndromos' q. s. 'que corre para trás) é um tipo específico de anacíclico (do grego 'anakyklicós' q. s. 'que se pode ler da esquerda para a direita e vice-versa) ou bifronte (do latim 'bifronte' q. s. 'que tem duas caras'). No primeiro caso, a palavra derivada é a mesma que a original (ex: 'seres') e no último, a derivada poderá ser diferente (ex: 'amora'). No entanto, segundo alguns autores, estes termos (capicua, palíndromo, anacíclico e bifronte) podem ter todos o mesmo significado.

Todos estes casos são, outrossim, anagramas (do grego 'ana graphein' q. s. 'voltar a escrever') que é quando as letras de uma palavra ou frase se podem reagrupar formando uma nova palavra ou frase (ex: 'Clint Eastwood' ~ 'Old West Action'). A 'Natércia' de Camões não seria mais do que um anagrama para ocultar o nome da sua amada 'Caterina'.

O que se aplica às palavras é igualmente aplicado aos números mas, na minha opinião e não subvalorizando os números, estas ocorrências são mais interessantes nas palavras, uma vez que é mais difícil que o reagrupamento das letras continue a ter significado...

Então, para que este post não seja tão maçudo vou deixar alguns exemplos:

Exemplos de palavras capicuas:
ovo \ ala \ seres \ ratar \ rodador

Exemplos de frases capicuas (é de notar que nestes casos a acentuação, divisão das palavras e pontuação não são tidas em causa):
Ame o poema! \ Eva, asse essa ave! \ Ana bacana na cabana. \ O mito é ele, Pelé é ótimo! \ Zé de Lima, Rua Laura, Mil e dez. \ Saíram o tio e oito Marias. \ Rir, o breve verbo rir... \ O lobo ama o bolo. \ Ah, livre ervilha! \ A mala nada na lama. \ O céu sueco. \ A torre da derrota. \ A droga da gorda! \ O galo ama o lago. \ Assim, a aia ia à missa. \ A rara ave, aérea é. Vá arara! \ Anotaram a data da maratona? \ Agiele, a neta do Datena, é leiga. \ A diva em Argel, alegra-me a vida! \ Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos! \ Seco de raiva coloco no colo caviar e doces. \ O romano acata amores a damas amadas e Roma ataca o namoro. \ Luza Rocelina, a namorada do Manuel, leu na "Moda da Romana": Anil é cor azul.

Em inglês:
Madam, I'm Adam! \ A man, a plan, a canal: panama!

(repare-se como os anacíclicos são fundamentais na construção das frases capicuas)

Terminada a rábula
deixo-vos em reflexão...

Cheers

Sem comentários: