31 março, 2009

Lei de Murphy


Não estou a escrever para criar mais uma página elucidativa da chamada Lei de Murphy. Acho que muita gente já sabe o que a 'lei' diz no seu fundamento... mas, e porque ela surgiu de uma situação real, descreve bem o pessimismo com que se pode encarar qualquer ocorrência.
Para os mais distraídos (e rapidamente), a Lei de Murphy pode resumir-se (sem preciosismos na tradução) a uma frase: "Se há alguma coisa que pode correr mal, então vai correr mal!" e através de várias asserções pode acrescentar-se uma plétora de postulados...
A frase por si só deixa muito pano para mangas... há muitas situações, que quando nos afectam nós temos tendência para, a determinada altura, dizer "foi o destino", ou podemos pensar "correu assim, porque tinha de correr assim", ou ainda, para os mais optimistas "podia ter sido pior"! Parece então que, não correu bem, porque havia uma hipótese de não correr bem, e estavam reunidas as condições para que esse conjunto de acontecimentos improváveis se reunissem, e provocassem esse resultado menos apetecível. Eu, particularmente, não sou muito de fugir de situações desagradáveis. Isso facilita para que se juntem acontecimentos pouco ortodoxos e conflituosos. Ouvi uma expressão interessante que diz que "quando um não quer, dois não briga!". Ora, quando um não foge da situação, é mais provável que se juntem as condições para um conflito. Assim, aprende-se a lutar contra os impulsos. Aprende-se também (aos olhos dos outros) a ser frouxo e mesquinho, a fugir às responsabilidades e às situações embaraçosas, a não assumir erros e a permitir que outros paguem pelas nossas falhas... em defesa dos não-conflitos. Assim, quando se quer muito que algo corra bem, há que avançar com a máxima certeza de que não há hipótese alguma de correr mal. Porque se correr mal, será por causa dessa hipótese... Se é que me fiz entender!


Ps: Existe mais um punhado de 'leis' muito interessantes... Como a "Lâmina de Hanlon' ou as 'Leis de Clarke'... pode ser visto em http://www.burburinho.com/20050123.html ou em http://wikipedia.org. Outras, também interessantes http://www.acores.net/blogger/view.php?id=13981.



Cheers