17 junho, 2007

Inveja... "Invidia" ou "em dívida"


Inveja
  • s. f. sentimento de desgosto pelo bem alheio; emulação; cobiça.
    (Do lat. invidîa-, «id.»)
[...por outro lado...]
Emulação

  • s. f. sentimento que nos excita para igualarmos ou excedermos outrem; estímulo; rivalidade; brio; competência.
    (Do lat. aemulatióne-, «id.»)

[Dicionário da Língua Portuguesa, 1996, Priberam Informática e Porto Editora]

Sei que me invejam (é bom, significa que me consideram melhor; é mau, significa que algumas pessoas me querem mal porque não sabem lidar com a situação), eu também tenho inveja de algumas pessoas, mas esta em forma de emulação, não que eu seja perfeito mas, quando em consciência, prefiro tornar este sentimento "natural" em algo construtivo - a inveja pode ser um sentimento bom! O desejo de se querer ser o melhor possível não é condenável, mas não se tem que querer ser melhor que os outros tornando-os piores que nós, aliás, isso não nos dá mérito nenhum. Em vez disso, usar o exemplo alheio e consciencializarmo-nos de que o nosso melhor não tem sido tão bom, permite-nos evoluir e estar mais perto da ambicionada perfeição (leia-se harmonia interior).
Os meus amigos são o melhor exemplo de pessoas que invejo... Invejo a forma como lidam com determinadas situações: como gerem o tempo livre, apesar do dia intenso de trabalho; como resolvem os conflitos com o par, apesar das forças ambivalentes numa discussão; como dizem as coisas certas na altura certa, que eu próprio não conseguia juntar; como me escutam e confortam, apesar de terem também (e quiçá ao mesmo tempo) os seus desabafos e desconfortos... Gente!, se tiverem inveja de mim, progridam!, não me tentem afundar. Se fizerem um bom trabalho pode ser que eu venha a ter inveja de vocês!

...e aos meus amigos: Obrigado!;)

links,

Citações do Tema [ Inveja ] -
http://www.citador.pt/cact.php?op=8&theme=126&firstrec=0
(algumas citações são desarmantemente geniais - "A única maneira de combater a inveja é afirmar-se a si próprio na sua máxima
singularidade.")
http://www.dominiofeminino.com.br/eles/inveja_by_olavo.htm
http://www.revistasintetica.com.br/internasNoticias.asp?newsMundoEventosArtesDicasmodaCulturaruaEspeciasID=115

Deixo-vos em reflexão...
Cheers