13 setembro, 2006

As "Novas" Palhaçadas do Costume...


Como posso eu evitar falar de futebol (ainda que o que vou dizer não tenha a ver com o jogo em si directamente mas, antes, com os enredos que à volta dele se criam...), quando vejo algumas coisas que me parecem paradoxais e passam no 'grande palco' mesmo à frente dos meus olhos?!
O que quero aqui expor é tão só uma opinião pessoal daquilo que, de certa forma, tem mexido com o background do futebol português - o caso "Mateus".
Muito resumidamente, Mateus Galeano da Costa é um jogador angolano que foi inscrito na Liga de Clubes pelo Gil Vicente, proveniente do Lixa. No entanto o contrato deste jogador com o Lixa era de contínuo. No entanto, os «Regulamentos da Federação (...) prevêem um período obrigatório de pelo menos um ano para que um jogador que se tenha reamadorizado possa regressar à categoria de profissional». A Liga considerou o acto punível com descida de divisão também pelo incremento do recurso do Gil Vicente a um tribunal civíl.
O «Sr. Prof. Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu ao Gil Vicente que continuasse com o processo judicial responsável pelo alegado ultimato da FIFA, decisão que, na sua opinião, "poderá dar-lhe uma compensação indemnizatória". Afirmou-se ainda "seguro" de que o recurso aos tribunais não tem nada de irregular. -"À luz da Constituição, da Lei de Bases, do regulamento da Liga e do regulamento da Federação, não tenho dúvidas de que não era matéria estritamente desportiva"».
Com isto tudo, a FIFA apresentou um ultimato ao futebol português de que se a FPF não resolvesse o problema até dia 14 de Setembro a permanência dos clubes portugueses na Liga dos Campeões da UEFA e da Selecção Portuguesa no Europeu poderiam ser postas em causa.
Bluff ou não (uma vez que dia 14 os clubes já teriam jogado os jogos da Champions) os órgãos de gestão do futebol português declararam «interesse público para que o tribunal não possa pronunciar-se, a pedido do Gil Vicente, antes de o Belenenses ter feito um jogo, o que criará "um acto consumado"».
O que é certo é que o Gil Vicente, com esta história toda, acabou mesmo por descer de divisão e, independentemente de tirar (ou não) uma indemnização daí, não vai jogar na 1ª Liga esta época.
Uma vez feita a burrada, quem é que deve ocupar o lugar vago do Gil Vicente? Segundo me consta, se os clubes portugueses tivessem sido retirados da Champions, como a FIFA ameaçou, os clubes que preencheriam as vagas seriam aqueles que estavam com melhor ranking da fase de apuramento, neste caso Chievo, Osasuna e Ajax (que entretanto foram avisados dessa mesma intencionalidade pela FIFA). Nunca na vida seria um dos clubes eliminados da competição (como por exemplo o Áustria de Viena que foi eliminado pelo Benfica). Segundo a mesma lógica, o clube que deveria ocupar a vaga seria o clube que tinha melhor ranking da fase de apuramento para a 1ª Liga, ou seja, o 3º melhor classificado da época anterior da 2ª Liga, isto é, o Leixões!
Com esta exposição de ideias, eu não pretendo tomar partido de um clube em relação a outro mas queria expor a minha opinião...
Na minha opinião, a Liga tinha algumas responsabilidades para assumir no caso "Mateus"; o Belenenses nunca devia ter sido rebuscado; o Leixões, que até foi o clube mais discreto, (uma vez mais: na minha opinião) seria o legítimo e principal beneficiário desta algazarra toda!; o Gil Vicente tem o direito de recorrer da decisão que o empurra para a 2ª Liga... ou não???
Mais uma coisa: Para que serve a Liga Portuguesa de Futebol? Porque é que o único órgão de gestão do futebol não é a própria FPF?... Deixo no ar!...
Os palhaços andam por aí a palhaçar, outra vez, e a fazer-nos rir, ou chorar (ou vomitar?!)...

Comunicado da FPF:
Posição do Leixões:
Outras opiniões:
Cheers

El Problema

Dime si soy para ti ese problema
dime si hoy por hoy vale la pena
dime si vas a empezar otra vez
mejor dejarlo como ayer
mejor dejarlo como ayer

Dime si soy para ti ese problema
dime si hoy por hoy vale la pena
dime si vas a empezar otra vez
mejor dejarlo como ayer
mejor dejarlo como ayer

Soy como una sombra detras de tu almohada
soy como una sombra que ha perdido el alma
soy como una sombra detras de tu almohada
soy como una sombraque ha perdido el alma

Dime si soy para ti ese problema
dime si hoy por hoy vale la pena
dime si vas a empezar otra vez
mejor dejarlo como ayer
mejor dejarlo como ayer

...dime si vas a empezar otra vez
mejor dejarlo como ayer
mejor dejarlo como ayer

Ay de ti si llevo la razón
Ay de ti si llevo la razón
Ay de ti si llevo la razón
Ay de ti si llevo la razón

Ketama

03 setembro, 2006

ANIVERSÁRIO


O Último Padrinho está de parabéns pela conclusão do seu primeiro ano 'de vida'...
Parece que ainda ontem fiz o primeiro post e já lá vai um ano!
Aproveito a ocasião para agradecer aos 'internautas' que colaboraram através de comentários, e-mails, ou que conversaram directamente comigo e que tanto contribuiram para novas ideias e consequentes posts...

Bem Hajam e Sejam Felizes!

Cheers